08 abril, 2011

O que é que a Amazônia tem?

Aproveitando a sugestão da Larissa, e a viagem do marido, deu vontade de conversar um pouquinho sobre coisas da Amazônia. Pra quem não sabe ainda, Ricardo foi fazer uma consultoria lá em Porto Trombetas, no Pará, para avaliar as áreas que uma mineradora está reflorestando. Eu poderia passar um dia inteiro aqui conversando sobre a conservação da floresta, diversidade de espécies, riquezas culturais e naturais, sobre açaí, buriti, castanha... mas hoje eu queria falar sobre uma que quase ninguém conhece: pupunha!

Além de ser motivo de briga na casa da minha mãe, a pupunha é o fruto de uma palmeira (Bactris gasipaes Kunth) que ocorre da Amazônia brasileira até a América Central. Lembra o frutinho do dendê e do licuri, ambos também palmeiras. O gosto parece com milho cozido (?), pelo menos eu acho! Mas além do fruto, a pupunheira também tem o meu palmito preferido, que é menos fibroso e mais macio.

Trazer pupunha do Pará, onde é mais comum, pro Nordeste é considerado biopirataria. Mas em alguns lugares aqui é possível encontrar. Dizem que tem na Feira orgânica dos sábados de manhã alí em Casa forte (Recife), mas eu ainda não tive o prazer de encontrar. Ah, o motivo da briga da casa da minha mãe, é porque na casa da minha avó temos dois exemplares de pupunheira, trazidos há zilênios. O fato é que quando frutifica, os frutos são igualmente divididos por todos os 10 filhos da minha avó, e cada um divide igualmente com os netos. Pra vocês verem como a gente gosta de pupunha viu!!

Enfim, pra quem não conhece, vale a pena experimentar os frutos da nossa terra!

E aproveitando, umas fotos que Cado mandou lá de Porto Trombetas. Beijos ;)






Ah, já ia esquecendo... pupunha!!!!!!!



Qualquer dia desses eu trago aqui alguma receita com pupunha. Que tal esse bolo? Acho que é bom viu...


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hauhauah, então sua família é biopirata! E eu, como professor de Bioprospecção e Propriedade Intelectual na Amazônia, terei que lhe denunciar às autoridades competentes! :-P

    Ah, já ia esquecendo, dê o crédito ao coitado do autor da espécie! :)

    ResponderExcluir
  3. Ui! Nunca direi o endereço da minha avó pra você! Nunca!!! =) Já dei os créditos ao Kunth pela descrição da espécie... sorry :)

    Mas pupunha é uma delícia ou não é?? Adoooro!

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar nessa tal pupunha, mas ameeeei as fotos Tete!!!! To doida pra ir no Jardim Botanico daqui e dedicar o post a vc! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eita, faz muito tempo que não como pupunha!
    Se eu achar da próxima vez que for ao Tocantins, eu trago pra vcs! =]

    Tô com inveja do trabalho/diversão de Ricardo... Hehe

    ResponderExcluir