04 maio, 2013

As Coisas que Levamos da Vida

Foto: Açude Velho/ Campina Grande - desconheço o autor.

No ano passado assisti a uma reportagem onde uma mulher, que havia perdido a casa numa enchente, chorava e lamentava de forma sofrida, tudo o que a chuva havia levado, o que havia conquistado numa vida de trabalho duro. Tive a oportunidade de me mudar 20 vezes, nestes quase 30 anos de vida. A cada vez que me mudava, menos coisas levava comigo, menos raízes materiais eu tinha.

Quando vi esta mulher na tv, fiquei imaginando o que me faria lamentar se eu estivesse no lugar dela. Aprendi a admirar a fé que meu pai tem em renascer das cinzas e recomeçar. Que força este homem me ensinou. No momento em que as coisas em casa começavam a ficar difíceis, lembro-me dele falando para mainha, “tenha fé!” e ele citava Mateus 6, que nunca saiu da minha memória “olhai os lírios do campo”. E percebi que, por mais coisas que eu perdesse, com fé e força de vontade, poderia reconquistar. O que mais me faria falta, mesmo, eram as fotografias que juntamos durante nossa vida familiar. Elas eram o bem material mais importante que eu poderia salvar, que eu lamentaria perder de fato, por que aquele era o meu porto seguro, elas eram o meu lar: a memória da minha origem. Por fim, me dei conta do ciclo que se fechou em minha vida, em torno da importância que meus antepassados, e que a minha história, refletida naqueles retratos, definiram o meu caminho neste mundo.

Hoje, trabalho com Cultura, por que para mim, o que existe de mais importante é cuidar daquilo que me fortalece, daquilo que nos faz humanos e diferentes dos outros seres vivos. É o saber fazer material e imaterial do meu povo e de tudo o que isto significa.

Campina Grande e a sua história são muito importantes para mim, por mais que estejamos longe e por mais que as nossas raízes estejam profundas noutras terras. Sinto-me forte com as lembranças da minha infância e com a fortaleza que a história da "minha casa" me traz.

Quando me lembro de Campina, recordo dos versos do hino, da organização da cidade, do sol que não arde na pele, dos açudes. Vem à mente o parque do povo e da proposta feita pelos comerciantes em desenvolver um calendário turístico que pudesse fomentar o desenvolvimento da cidade, aí me lembro do Maior São João do Mundo. Lembro dos passeios que fazia com os escoteiros pelas roças, distritos, e bairros da cidade, do grupo Tropeiros da Borborema dançando “Araruna” (e lembro que visitei Araruna/PB com painho, quando ele construiu o ginásio daquela cidade). Lembro que sempre tive vontade de participar dos grupos de danças típicas “As Pastorinhas” e da quadrilha mais famosa, a “Xote Menina”, mas nunca tive condições. Mas também lembro que dancei muito forró nas quadrilhas e vi muitas se apresentarem nas ruas da cidade, longe do Parque! E aí fecho os olhos e lembro do que não vivi, mas do que outros viveram e contaram...

Não tive a chance de vivenciar de perto essa nova Campina, 15 anos depois de partir, mas me sinto orgulhosa por dividir um pedaço da minha história com esse povo que é meu, parodiando seu Luiz Gonzaga. Acho bonito o jeito que o Campinense cuida do que é seu! Vivo numa cidade onde a história não tem seu valor devido e percebo o quanto isso reflete no comportamento desse povo. É aqui que tento aplicar o que aprendi com Campina.

Temos a chance de escrever, todos os dias, uma parte importante do livro da nossa história, então que façamos de forma consciente. Que tenhamos orgulho de poder vivê-la e conta-la para outros que virão e que assim, outros possam fechar os olhos e imaginar mais das histórias de cada um. Agradeço por essa chance.

Rebeca Rodrigues - Feira de Santana/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário