14 outubro, 2011

Pragas no meu jardim: Fuligem ou Fumagina



Mau plantei minhas ixoras (plantinhas que formam cerca viva com flores amarelas e vermelhas bem resistentes) no jardim e já me apareceram folhas com aspecto enferrujado. Fui pesquisar na internet e acho que achei o problema e a solução. 
Então para quem sofre do mesmo problema, segue:





Muitos são os prejuízos para a planta: estético, diminuição de sua energia pela perda da seiva e porque com as folhas cobertas não há produção de fotossíntese.
Fumagina atacando folhas de gardenia

Para combatê-las utilize os venenos verdes que daremos a receita a seguir.   
Para eliminar a fumagina, lave a planta com uma mistura de sabão daqueles de barra.
Dissolva o sabão em água quente, espere esfriar, e faça aspersão sobre as folhas. 
Lave depois com água limpa.

Vou testar urgente. Não esqueça de eliminar as doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário