02 junho, 2011

Cuidados com a aliança e jóias

Nem que ainda seja o anel de 15 anos, saiba como cuidar.

LIMPEZA:


Depois de "lambuzar" as peças de batom, esperem 1/2 horinha e limpem com água e sabão. Esfreguem com uma esponja macia, e termine a limpeza com uma flanela (nada de esfregar com escovas... nada abrasivo senão arranha a peça). Pode ficar com algum resíduo de batom nas peças com texturas mas, logo logo sai. 



CONSERVAÇÃO: (Aprendi com minha Tia Diana, a muito tempo!)

A melhor embalagem para guardar jóias é individual, normalmente aquela na qual a jóia veio. Juntar peças pode acarretar: 

1. QUEBRAS - no contato de uma peça com a outra;

2. RISCOS - o atrito de colares, por exemplo, pode induzir a riscos em pérolas e mesmo em outras pedras;

3. OXIDAÇÃO - peças de prata junto com outros metais escurecem mais rápido e perdem o brilho, por força do atrito.


Mesmo em porta-jóias é possível conservar devidamente mas, as peças devem estar acondicionadas em saquinhos de tecido (flanela, principalmente), ou separadas em plásticos. É importante evitar guardar as jóias descuidadamente (como por exemplo: colocar no porta-luvas do carro, ou em bolsos) pois há sempre atrito, o que pode estragar definitivamente uma peça. Há inúmeros casos de jóias que perderam a gema (pedra) por terem sido guardadas em bolsos junto com moedas, chaves e outros pequenos objetos. 

Jóias e perfumes, produtos de limpeza e higiene pessoal não combinam. Portanto, não se deve tentar limpar peças com pasta dental, coca-cola, chás, álcool ou limpadores residenciais (por mais que se diga que funciona, o risco é grande e caro!), e o contato de perfumes com ouro e prata pode gerar manchas que exigirão polimento forte (que removerá parte do metal).

Fonte: Selma Jakob é joalheira e designer - e-mail: sjakob@uol.com.br


Em foto borrada: MB 4ever 8.4.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário