LIMPEZA:
Depois de "lambuzar" as peças de batom, esperem 1/2 horinha e limpem com água e sabão. Esfreguem com uma esponja macia, e termine a limpeza com uma flanela (nada de esfregar com escovas... nada abrasivo senão arranha a peça). Pode ficar com algum resíduo de batom nas peças com texturas mas, logo logo sai.
Fonte: mayhigh-low.blogspot.com
CONSERVAÇÃO: (Aprendi com minha Tia Diana, a muito tempo!)
A melhor embalagem para guardar jóias é individual, normalmente aquela na qual a jóia veio. Juntar peças pode acarretar:
1. QUEBRAS - no contato de uma peça com a outra;
2. RISCOS - o atrito de colares, por exemplo, pode induzir a riscos em pérolas e mesmo em outras pedras;
3. OXIDAÇÃO - peças de prata junto com outros metais escurecem mais rápido e perdem o brilho, por força do atrito.
Mesmo em porta-jóias é possível conservar devidamente mas, as peças devem estar acondicionadas em saquinhos de tecido (flanela, principalmente), ou separadas em plásticos. É importante evitar guardar as jóias descuidadamente (como por exemplo: colocar no porta-luvas do carro, ou em bolsos) pois há sempre atrito, o que pode estragar definitivamente uma peça. Há inúmeros casos de jóias que perderam a gema (pedra) por terem sido guardadas em bolsos junto com moedas, chaves e outros pequenos objetos.
Jóias e perfumes, produtos de limpeza e higiene pessoal não combinam. Portanto, não se deve tentar limpar peças com pasta dental, coca-cola, chás, álcool ou limpadores residenciais (por mais que se diga que funciona, o risco é grande e caro!), e o contato de perfumes com ouro e prata pode gerar manchas que exigirão polimento forte (que removerá parte do metal).
Fonte: Selma Jakob é joalheira e designer - e-mail: sjakob@uol.com.br
Em foto borrada: MB 4ever 8.4.8 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário