08 maio, 2011

Que tipo de Noiva você é?

Amigas, retirei esta matéria fantástica do site Noivas & Etc (muito bom por sinal. Estou me inspirando bastante com as imagens postadas nele). Deu pra tirar algumas dúvidas minhas sobre calçado e jóias, por exemplo. Bem, leiam e confiram mais. Beijos.

"Entrevista com especialista no assunto ajuda na tarefa de escolher o vestido ideal.


A inglesa Harriet Worsley entende do assunto quando o tema é o tão sonhado look do dia do casamento: jornalista e professora da incensada escola Central Saint Martins, em Londres, ela estudou os últimos 100 anos da história da peça para escrever O Vestido de NoivaEm entrevista ao Chic, a autora  abre caminho para ajudar você a visualizar qual tipo de noiva vai ser quando disser “sim”.


Como seria uma noiva cool atualmente?

Aquela que mostra o seu melhor e escolhe o vestido certo para o seu corpo e tom de pele será considerada um sucesso. No entanto, um vestido vintage ou um pouco de cor em uma faixa na cintura ou no sapato podem deixar o modelo branco mais interessante.


Como escolher o par de sapatos ideal para o grande dia? Salto é obrigatório?

A menos que o casamento seja na praia, saltos fazem o look funcionar melhor. Poucas mulheres usariam sapatos baixos com uma roupa de festa, e isso também vale para o vestido de noiva. Um sapato divertido, em prata, por exemplo, também pode dar vida a um vestido convencional. Além disso, branco é a cor que mais engorda, e salto alto pode neutralizar esse efeito.


Branco ainda é obrigatório?

Apesar de branco só ter se tornado obrigatório na década de 1920, quando Coco Chanel endossou a ideia, atualmente é associado à virgindade e pureza. Historicamente, o azul tinha esta função. Branco era restrito a pessoas muito ricas, pois o vestido que ficava sujo rapidamente. Vestido branco costumava ser um luxo, mas hoje em dia é o esperado e casar-se com um verde gritante ou um azul é visto como não-convencional e frequentemente desdenhado por parentes mais velhos. Cores pastel geralmente são mais aceitas.


Como escolher os acessórios corretos para não ficar uma noiva exagerada?

Eu sugiro manter a simplicidade e escolher uma ou duas peças de joia além do anel de noivado. Brincos funcionam especialmente bem porque acentuam o rosto, o que é importante quando o véu é removido após a cerimônia.


Qual é o protocolo para a mulher que está se casando pela segunda vez? Existe um dress code?

No passado, o protocolo era não usar véu ou vestidos longos. No entanto, por causa do aumento do número de divórcios e segundos casamentos, atualmente uma noiva não será ridicularizada por se casar novamente com véu e vestido longo branco. Hoje, qualquer desejo da noiva é aceitável, mas a maioria delas quer que sua segunda cerimônia e roupa sejam diferentes das da primeira vez, então frequentemente ambas são menos formais.


Como uma noiva deve se vestir para o casamento civil? 
Noivas que se casam atualmente no civil podem optar tanto pelo vestidão branco quanto por uma peça menos formal, como um terninho ou um vestido na altura dos joelhos. No caso de duas cerimônias separadas, o mais comum é um terninho ou vestido simples para o civil e um longo tradicional para a igreja.


Qual a maneira correta de escolher um véu?

O véu é um acessório e, como tal, só deve ser escolhido depois que o vestido for definido. A regra básica é comprar um que combine com a roupa. O véu mais longo é mais dramático e causa maior impacto, mas é crucial que ele complemente o vestido.


Pode-se dizer que o vestido de noiva mostra como é a mulher que está se casando?

Às vezes esse é o caso, mas todo mundo conhece alguém que sabia exatamente o que queria, por exemplo, um look minimalista, e acabou se casando com um vestido clássico, tipo bolo de noiva, estilo princesa. A moda dos vestidos de noiva é diferente da moda do dia a dia. Frequentemente uma mulher experimenta vários modelos e estilos e pode acabar se surpreendendo com aquele que fica melhor nela.


Quais tipos de noiva/vestidos existem? 

É difícil combinar um tipo de pessoa a um vestido, já que de vez em quando uma mulher pode escolher um modelo de vestido que ela normalmente não usaria, por exemplo, em uma cor vibrante para ir a uma festa. Mas para resumir, existem as noivas românticas que querem o tradicional vestido com saia ampla, atualmente tomara que caia e com véu, que funciona muito bem para mulheres com curvas. Também existem as noivas clássicas que buscam um look mais seco e sexy e acabam indo para um estilo anos 1930 com corte no viés, o que fica melhor em mulheres mais retas e magras; e existem aquelas que não querem ser convencionais e escolhem um vestido de noite em uma cor que não seja branco – por exemplo um Pucci vintage ou um longo marinho. Estas últimas normalmente não se casam na igreja. Como as festas de casamento têm ficado cada vez mais longas e extravagantes, uma noiva pode mudar varias vezes de roupa e usar uma para a igreja, uma para a festa, uma para o almoço do dia seguinte.


O vestido de noiva mais comum no Brasil é o tomara que caia. Por quê? Essa também é uma escolha dos outros países?

É um modelo popular no momento na Europa também. As décadas de 1990 e 2000 trouxeram um retorno ao minimalismo depois dos vestidões românticos dos anos 1980, e o tomara que caia sequinho era a melhor opção para a moda noiva que se seguiu."


Foto e Matéria: Site Chic – Glória Kalil

Nenhum comentário:

Postar um comentário