13 março, 2011

Pro Fim de Semana

Receita quentinha no blog!

Eu e Cado frequentamos um bar em Recife (Brasa Jóquei) que tem o melhor tomate recheado!! Faz um tempo que estou tentando descobrir a receita. Dessa vez chegou quase lá - não tão igual porque faço no forno, e não na brasa.

Não tem grandes dificuldades não. Primeiro escolhemos tomates bem firmes e grandinhos, de preferência. Lavamos, cortamos uma tampinha em cima e tiramos a polpa. Dá uma lavadinha só pra tirar o resto das sementes. Depois espalhamos um pouco de sal no interior, e deixamos os tomates emborcados para escorrer o excesso do suco.

Enquanto secam um pouco, preparamos o recheio. Bem simples: escalda a charque, desfia (eu bati no liquidificador aos pouquinhos), e refoga com cebola e azeite de oliva. Pronto!

Agora é só preencher os tomates, pode pôr uns pedacinhos de queijo em cima. Eu usei um queijo Minas, porque era o que tinha na geladeira. Mas pode usar queijo coalho daqueles que derretem, ou qualquer outro. Acho que só tem que tomar cuidado para não colocar um queijo de sabor forte e ele ficar lutando com o gosto da carne.

Por cima de tudo, jogamos um molho branco, que eu faço nessas proporções: 1/2 cebola ralada, 1 colher de sopa de margarina, 1 copo de leite, 1 colher de sopa de maisena e 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Dependendo da quntidade de tomates, pode dobrar ou triplicar a receita.

Tá quase pronto!

Joga o molho por cima dos tomates e leva ao forno pré-aquecido por 7-10 minutos. Cuidado pra não deixar muito tempo pra não amolecer os tomates =)

Ontem fizemos aqui em casa, e o marido tirou as fotos pra acompanhar a receita. Fiz uma quantidade maior porque tivemos visitas! E foi aprovado por unanimidade!

2 comentários:

  1. Hum que gostoso, fiquei morrendo de vontade de fazer, acho que vou adaptar e fazer com carne moida, ou desfiada e queijo cheddar hummmm
    www.larissaeveryday.blogspot.com

    ResponderExcluir